Nelson Felix

Método Poético para Descontrole de Localidade I,  2008-2013

 

Método Poético para Descontrole de Localidade I, Nelson Felix explora a relação entre o espaço e a poesia. Seu processo assemelha-se aos livros de poesia moderna, nos quais desenhos ou gravuras criam uma relação entre texto e imagem. Nesse sentido, esculturas, objetos, fotografias e ações buscam também ilustrar o texto poético, mas recorrendo agora ao próprio espaço global.

Constituído de duas obras, 4 Cantos e Verso, aborda um pensamento poético sobre o espaço, na sua estrutura mais simples – os cantos, o centro e o verso –, e o que seriam esses locais, hoje, na percepção multifacetada do espaço. E principalmente a relação ambígua que existe na língua portuguesa entre as palavras canto e verso, ora com sentido espacial, ora com sentido poético. Em 4 Cantos o artista viajou aos quatros extremos do território português em um caminhão carregado com quatro blocos cúbicos de pedra. Em cada canto, o artista colocava as pedras no solo e as desenhava, até impregnar-se da paisagem. No último extremo, este um espaço interno, direcionou os blocos contra os cantos das paredes e os fixou com oito ponteiras de bronze onde estavam inscritos os oito versos do poema Casa térrea, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Verso nasce da observação de que a cidade de São Paulo, o principal centro brasileiro, encontra-se sobre uma linha imaginária que liga duas pequenas ilhas, uma no Oceano Pacífico e outra no Atlântico, equidistante a elas. O artista viaja às duas ilhas – dois opostos, dois versos, criados pela estrutura poética do trabalho no globo terrestre. Delas olha em direção a São Paulo, onde irá expor, e finca no solo três peças de bronze que constituem as três partes da letra A, uma homenagem ao poeta catalão Joan Brossa e ao seu poema intitulado Desmuntatge.

O trabalho remete à sensação poética de um local central, construído totalmente por centros – três centros, se assim podemos falar. Uma cidade, que aglutina e centraliza um país, e duas pequenas ilhas, pontos em meio a oceanos.

VER VÍDEO.